segunda-feira, 17 de agosto de 2009
A inovação pedagógica no ensino profissionalizante
O que é necessário na educação profissionalizante
A educação tecnológica na formação de profissionais polivalentes
É necessário, para a escola profissionalizante que está em busca da formação profissional polivalente, implantar um programa de forma lenta, de interação gradual e contínua de conhecimentos gerais e tecnológicos, de habilidades teóricas e práticas, de hábitos e atitudes e de valores éticos, possibilitando ao educando a integração ativa e crítica no mundo produtivo. Cabe-nos, ainda, destacar que o trabalhador polivalente não se traduz naquele funcionário que resolve todos os problemas, o “trabalhador-faz-e-resolve-tudo". Podemos defini-lo
100 anos de educação profissionalizante no Brasil
A qualificação profissional - uma preocupação antiga e sempre recorrente entre os trabalhadores
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
MEC visita Portugal com o Ensino Técnico Profissional na agenda
Igualmente, o Ministro da Educação e Cultura manteve encontros oficial com os Secretários de Estado de Negócios Estrangeiros e da Cultura. Os estudantes moçambicanos em Portugal também tiveram a oportunidade de dialogar com o Ministro, num encontro em que foram afloradas questões relacionadas com a sua vida académica e a relação com as instituições afins.
Uma das grandes notas desta visita é que as autoridades portuguesas, nos mais diversos níveis, mostraram a prontidão em colaborar nas áreas que interessam ao país, facto demonstrado pelas acções concretas apresentadas pelas partes, nomeadamente a criação de equipas de trabalho para apresentação de um guião prático e imediato.
Ensino Técnico-Profissional introduz gestão ambiental
O Ensino Técnico-Profissional e Vocacional passa a contar, a partir deste ano lectivo, com uma actividade pedagógica complementar virada para a gestão ambiental, a título experimental, visando capacitar os seus alunos de ferramentas e informação para uma melhor protecção do ambiente.
Para o efeito, e segundo a AIM, foi lançado ontem na cidade de Maputo um manual de educação ambiental, no quadro do projecto trienal (2008/10) de capacitação institucional para a gestão ambiental nas escolas técnico-profissionais e vocacionais. O manual, parte do projecto orçado em 129 mil euros financiados pela Bélgica, aborda questões como água e saneamento, resíduos, erosão, energia e mudanças climáticas, biodiversidade, poluição industrial, poluição agrícola, ambiente e turismo, cheias e sismos, substâncias químicas, entre outros temas.
fonte: www.mzjobs.co.mz
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Brasil está atrasado no ensino técnico
Fonte: www.universia.com.br